Conquistar clientes, encantar e ainda fazer com que retornem, é o desejo de milhares de donos e donas de clínicas. Por esse motivo, entender sobre marketing para clínica de estética é fundamental para faturar mais!
Por isso, continue para as próximas linhas!
Pois, o que você verá aqui serão estratégias avançadas para fazer com que a sua clínica e seus procedimentos estéticos tornem-se famosos.
Estratégia 01 – Sua clínica de estética precisa ser lembrada!
Um dos grandes propósitos do marketing para clínicas é o de tornar o seu negócio memorável.
Ser presente nas redes sociais não é o suficiente. Você precisa usar as estratégias certas para a sua clínica manter-se viva e presente nas memórias das pessoas.
Existem algumas formas de fazer com que essa estratégia saia do papel, como, por exemplo:
- Ter um atendimento de ponta na sua clínica;
- Presença responsiva e otimizada no digital;
- Proporcionar uma experiência única além dos procedimentos estéticos;
- Branding bem estabelecido;
- Lembrar que os seus pacientes são pessoas com desejos, dores e sonhos;
- E muito mais!
A verdade é que você precisa proporcionar uma excelente experiência aliada a um branding de ponta.
Se unir esses pilares, o alto faturamento virá organicamente!
Estratégia 02 – Invista em proximidade
Se usar a técnica, o seu negócio irá além de oferecer procedimentos estéticos!
Esse tipo de estratégia (conhecida como marketing de relacionamento) é uma abordagem testada e aprovada por grandes empresas.
Seu foco principal construir uma relação sólida, verdadeira e duradoura com os clientes da sua clínicas.
Com ela, você fortalece suas bases de clientes, aumenta a retenção e, consequentemente, impulsiona suas vendas e lucratividade.
Porém, a pergunta que fica é: como fazer isso?
- Conheça seu cliente e use isso ao seu favor;
- Pratique a escuta ativa;
- Ofereça benefícios pelo tempo de convívio;
- Não ignore o vínculo emocional;
- Lembre-se que o seu cliente é uma pessoa e não uma venda!
Estratégia 03 – Por falar em conhecer o seu cliente…
Um passo importante do marketing para clínica de estética é o estudo do seu cliente a fundo.
Mas não falamos apenas em saber se a sua clínica atende mais homens ou mulheres. Queremos que você entenda itens como:
- O que a pessoa gosta?
- Quais são as suas preferências?
- Qual é a sua classe social?
- Quanto ela investe em procedimentos estéticos?
- Qual é o seu perfil de consumidor?
- E por aí vai!
Dessa forma, você irá melhorar os pilares fundamentais que vão desde o primeiro contato, até o pós-venda.
Estratégia 04 – Marketing de fidelização
Essa estratégia não é nova, mas é extremamente funcional, principalmente quando falamos de procedimentos estéticos.
Ela consiste em gerar benefícios para as pessoas que já interagiram ou interagem com a sua clínica de estética.
Assim você proporciona uma motivação a mais para retornarem e continuem adquirindo procedimentos ou produtos.
Aliado com uma boa estratégia, é uma tática poderosa para que seu negócio ganhe visibilidade e marketing boca a boca.
Ou seja, tudo o que você precisa fazer é escolher uma recompensa e como ela será entregue.
Aqui estão alguns exemplos para você se inspirar para implementar:
- Acúmulo de pontos;
- Gamificação com diferentes níveis (bronze, prata, ouro e diamante);
- Clube com bonificações;
- Programa de parcerias com outras empresas.
Mas afinal, o que fará minha clínica de estética faturar cada vez mais?
O segredo está na forma em que você irá conduzi-la daqui para frente. Lembre-se que não é uma única estratégia de marketing que garantirá o sucesso, e sim, a junção de vários fatores.
Por isso, se você souber manter o equilíbrio entre os pilares essenciais de um negócio, você irá crescer cada vez mais a sua base.
Esses pilares são:
- Inteligência de mercado;
- Foco 100% voltado para o cliente;
- Oferecer serviços e produtos de qualidade;
- Escutar e entender cada caso;
- Oferecer treinamento e qualidade no trabalho para os seus colaboradores;
- Paciência, pois nenhuma mudança acontece da noite para o dia.
A verdade é que não existe parceiro melhor de marketing do que o seu próprio cliente.
Por esse motivo, não negligencie essa parte tão importante do seu negócio!
Comece hoje mesmo e veja como isso fará a diferença!